Tratamentos

(11) 2506-9053

Higienópolis

telefone

facebook

instagram

youtube

Bloqueio Facetário ou Bloqueio do Ramo Medial Lombar

O Bloqueio Facetário ou Bloqueio do Ramo Medial Lombar é uma infiltração ( injeção ) indicada para os casos de dor lombar persistente em que não houve melhora com tratamento conservador. 

O ramo medial é um ramo nervoso responsável pela inervação das  articulações facetárias. Cada vértebra tem duas articulações facetarias que se localizam na parte posterior das mesmas e são responsáveis pelo direcionamento da movimentação da coluna. Este ramo tem preferencialmente uma função sensitiva com relação as articulações ou seja função de levar os estímulos sensitivos como dor em direção ao cérebro. 

Em geral o bloqueio é feito com uso de anestésico local (ex: bupivacaina), porém em alguns casos pode-se usar em conjunto com algum tipo de corticoide ( anti-inflamatório hormonal ) como depomedrol. 

O bloqueio em geral tem maior eficácia nos casos em que há artrose facetária, que é uma condição degenerativa destas articulações. Em alguns casos o bloqueio pode levar a melhora da dor por vários meses em conjunto com a reabilitação adequada. Porém em outros a dor pode retornar sendo necessário a realização de uma rizotomia percutânea de facetas.

Bloqueio Foraminal ou Bloqueio de Raiz lombar 

O Bloqueio Foraminal ou Bloqueio da Raiz lombar consiste em uma infiltração na saída da raiz lombar que é um componente do chamado plexo lombar. O plexo lombar são os nervos que saem das cinco ultimas vértebras da coluna lombar e irão em ultima análise formar o nervo ciático entre outros. 

Os nervos lombares podem ser comprimidos por hérnias de disco ou pela chamada estenose foraminal que é o estreitamento do canal da saída do nervo. Nestas condições o paciente pode sofrer de dores importantes nos membros inferiores, a chamada ciátiaca. A depender do trajeto da dor nas pernas é feito a hipótese de compressão de um determinado nervo. (ciática)

Naqueles paciente que existe alguma dúvida, caso de compressões múltiplas ou naqueles paciente que não respondem bem ao tratamento conservador pode ser realizado este tipo de bloqueio ou infiltração.

Este tipo de bloqueio deve ser realizado em centro cirúrgico com o paciente em sedação e sob o auxilio da radioscopia ( aparelho de rx). O procedimento dura em torno de 10 minutos e em geral é usado uma solução de lidocaína ou bupivacaina associada a algum corticoide. 

Podemos observar na Figura ao lado um Rx da coluna lombar em que se observa o contraste em preto corando a raiz de L5 a e o saco dural no interior do canal vertebral, isto indica o bom posicionamento da agulha.

Ao lado observamos  a mesma figura com suas estruturas anatômicas de referencia em realce. Em amarelo os pontos anatômicos ósseos como o pedículo da vértebra de  l5 bilateral e de s1 bilateral, em azul o disco intervertebral L5-S1 e em vermelho as raízes. 

Bloqueio Hiato Sacral 

O Bloqueio Hiato Sacral consiste em uma infiltração nas raízes lombares através de um orifício na região final do sacro conhecido como hiato sacral. Através desta infiltração é possível levar medicamento para as raízes sacrais ( S1, S2, S3) além das raízes lombares l4 e l5.

Estes tipo de bloqueio ou infiltração pode ser usado em casos de de lombalgia persistente, dor sacro ilíaca, estenoses lombares foraminais ou centrais em l4 ou em L5 e para tratamento de fibrose epidural pós cirúrgica.

Além disso pode ser usado em conjunto com outros tipos de bloqueios como os foraminais ou os facetários.

Este tipo de bloqueio deve ser realizado em centro cirúrgico com o paciente em sedação e sob o auxilio da radioscopia ( aparelho de rx). O procedimento dura em torno de 10 minutos e em geral é usado uma solução de lidocaína ou bupivacaina associada a algum corticoide.

Na figura ao lado podemos observar um exemplo de bloqueio do hiato sacral.

Nas radiografias de frente e de lado do sacro podemos observar a agulha e o contraste preenchendo o espaço sacral e iniciando seu deslocamento até as raízes lombares. Em geral a ponta da agulha deve estar localizada próximo a vértebra S2.

Na figura ainda podemos observar uma foto intra operatória do local da inserção da agulha.

Bloqueio Articulação Sacro Ilíaca

O bloqueio ou  infiltração da articulação sacro ilíaca esta indicada para aqueles pacientes com dor nestas articulações em que o tratamento conservador não obteve sucesso. Veja Dor Sacro Iliaca

A infiltração é realizada em centro cirúrgico com o paciente sedado e com auxilio da radioscopia ( maquina de raio X). A ponta da agulha deve ser posicionada no interior da articulação sacro ilíaca e então é injetado contraste para verificação de sua posição.

Na figura ao lado é possível ver a colocação do contraste no interior da articulação sacro ilíaca.

Após a correta localização se realiza o deposito dos medicamentos. Em geral utilizamos uma mistura de anestésico local com corticóide.

A infiltração tem um valor diagnóstico e terapêutico. Diagnóstico pois ajuda a diagnosticar as dores provenientes desta articulação ( o que nem sempre é uma tarefa fácil ) e terapeutica pois na maioria dos casos existe a melhora do quadro de dor de maneira muito satisfatória.

Dúvidas? Entre em contato!

Utilize o formulário de contato para enviar sua dúvida ou obter mais informações.

Dr. Ivan Dias Rocha

CRM: 108.277

- Ortopedia
- Traumatologia
- Cirurgia da Coluna Vertebral

Consultório - Higienópolis

Rua Conselheiro Brotero, 1505 - Conj. 41
Santa Cecília - São Paulo, SP
CEP: 01232-011

(11) 2506-9053