Endoscopia de Coluna

Cirurgião da coluna em São Paulo

Entenda como funciona a Endoscopia de Coluna

A endoscopia de coluna é uma técnica na qual o cirurgião de coluna utiliza um equipamento específico chamado endoscópio para realizar o procedimento.


O endoscópio consiste em lentes para visualização, uma fibra ótica para iluminação, um canal de irrigação para o soro fisiológico e um canal de trabalho por onde se realiza todo o procedimento

AGENDE UMA CONSULTA

Como a endoscopia é realizada?

No início, a cirurgia endoscópica era usada apenas para retirada de fragmentos de hérnia de disco (especialmente nos casos mais favoráveis). Atualmente, o Dr. Ivan realiza esse tipo de procedimento desde 2008, sendo capaz de realizar a retirada de todo tipo de hérnia de disco, além de realizar a descompressão de estreitamentos ósseos como estenoses centrais e foraminais em toda extensão da coluna.


Os acessos possíveis para realização desta técnica são o acesso foraminal. Em que toda a abordagem é realizada através do forâmen intervertebral, e a técnica interlaminar, em que a abordagem toda é realizada através de um acesso posterior entre as lâminas.

A cirurgia pode ser realizada com o paciente sob anestesia geral e sob sedação. Quando o paciente está sob anestesia geral uso a monitorização eletrofisiológica intraoperatória, para aumentar a segurança do procedimento.


AGENDE UMA CONSULTA

Para quem a endoscopia é indicada?


A indicação deste tipo de procedimento, como foi comentado acima, é a descompressão das estruturas neurológicas nos casos de hérnia de disco sintomáticas, estenoses foraminais e centrais. Caso tenha dúvida sobre essas doenças, leia sobre hérnia de disco e estenose de canal.


Pode ser usado ainda para realizar drenagem de infecções nos discos, como discites, e pode ainda ser usado para realização de artrodese minimamente invasiva quando associada a equipamentos especiais para este fim.


A principal vantagem deste procedimento é a mínima agressão ao arcabouço muscular. Diferente de qualquer outra técnica, o acesso é feito com um dilatador apenas, afastando e não cortando os músculos. Isso permite uma rápida recuperação do paciente, menor dor após o procedimento e, na maior parte dos casos, alta no mesmo dia da cirurgia.


A cirurgia endoscópica é um procedimento de cobertura obrigatória desde 2020, logo todos os convênios são obrigados a cobrir este tipo de procedimento.


No vídeo abaixo, estão demonstradas cirurgias através das técnicas interlaminar e foraminal.


AGENDE UMA CONSULTA

Sobre o Profissional

Dr. Ivan Dias da Rocha


Ortopedia e Cirurgia da Coluna | CRM-SP 108277 RQE: 102191


Graduado em medicina pela USP São Paulo, Dr. Ivan fez residência médica e especialização em cirurgia da coluna no Hospital das Clínicas (Instituto de Ortopedia).


Possui mestrado com ênfase no tratamento de dor pela mesma instituição e fez mais de 20 cursos fora do país relacionados à área de cirurgia de coluna. 


Além disso, é pós-graduado em dor no Hospital Albert Einstein e fez curso de intervenções guiadas por ultrassom também no Hospital das Clínicas.


Atualmente está fazendo pós-graduação em medicina regenerativa na Orthogen e atua como médico do grupo de coluna do Hospital das Clínicas.

Conheça o Dr. Ivan
Share by: