Dor no Cóccix ou Coccidínia

Cirurgião da coluna em São Paulo

Entenda o que é a Coccidínia

O final da coluna vertebral é formado por cinco vértebras sacrais fundidas que formam o sacro e três ou quatro vértebras coccígeas fundidas que formam o cóccix. No cóccix, inserem-se os músculos glúteo máximo e coccígeo, além do ligamento anococcígeo. Ou seja, a coccidínea é a dor na região do cóccix.

AGENDE UMA CONSULTA

Coccidínia: entenda os sintomas e fatores de risco

Essa dor tipicamente piora ao sentar-se ou levantar de uma posição sentada. A coccidínea é cinco vezes mais comum em mulheres do que em homens e geralmente ocorre em uma ampla faixa etária, com média de 40 anos. Obesos também têm uma chance maior de desenvolver dor na região devido a mudanças de rotação da pelve que ocorrem em virtude da obesidade; pacientes que perderam peso rapidamente, como pacientes pós-cirurgias bariátricas, também têm mais risco devido à perda do coxim gorduroso local.


A coccidínea pode ter várias causas, entre as mais comuns estão traumas ou contusões locais (queda sentado) e, nos casos das mulheres, um parto vaginal difícil pode ser a causa.


Na maior parte dos casos, existe uma sub-luxação do cóccix associada a uma hipermobilidade visível no raio-x dinâmico (sentado e em pé). Nos casos em que não há hipermobilidade ou fratura da região, o diagnóstico torna-se duvidoso. Então, nestes casos, pode-se realizar um exame de ressonância magnética da região que pode detectar uma inflamação na região, semelhante a uma bursite. Nestes casos, a causa pode ser simplesmente o fato de haver um apoio prolongado no cóccix durante a posição sentada, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo local, diminuição da oxigenação tecidual e formação de processo inflamatório.

Coccidínia: tratamentos para a condição


O tratamento deve iniciar com anti-inflamatórios, banhos de assento com água quente, proteção almofadada para sentar-se, fisioterapia com ultrassom e calor profundo. Caso não haja sucesso com este tratamento, pode-se realizar infiltrações repetidas com corticoide para alívio dos sintomas. O tratamento com infiltrações tem uma taxa de sucesso de aproximadamente 60%.

Existem alguns tipos de infiltrações possíveis. Podemos realizar o bloqueio da articulação sacrococcígea e a infiltração da bursa coccígea; porém, em alguns casos, também podemos associar com o bloqueio do gânglio ímpar. Esse gânglio faz parte da cadeia simpática lombar, e o seu bloqueio leva a uma boa analgesia da região.


Caso haja falha nos tratamentos anteriores, pode-se recorrer à ressecção do cóccix (tratamento cirúrgico em que parte ou todo o cóccix é retirado).

AGENDE UMA CONSULTA

Sobre o Profissional

Dr. Ivan Dias da Rocha


Ortopedia e Cirurgia da Coluna | CRM-SP 108277 RQE: 102191


Graduado em medicina pela USP São Paulo, Dr. Ivan fez residência médica e especialização em cirurgia da coluna no Hospital das Clínicas (Instituto de Ortopedia).


Possui mestrado com ênfase no tratamento de dor pela mesma instituição e fez mais de 20 cursos fora do país relacionados à área de cirurgia de coluna. 


Além disso, é pós-graduado em dor no Hospital Albert Einstein e fez curso de intervenções guiadas por ultrassom também no Hospital das Clínicas.


Atualmente está fazendo pós-graduação em medicina regenerativa na Orthogen e atua como médico do grupo de coluna do Hospital das Clínicas.

Conheça o Dr. Ivan
Share by: