Cervicalgia ou dor cervical: entendendo a condição

Entenda a Dor Cervical ou Cervicalgia

A dor cervical é uma das dores mais comuns do sistema musculoesquelético. Estima-se que 9,5 a 22% das pessoas tenham dor cervical. Esses sintomas podem incluir dores cervicais com ou sem irradiação para os membros superiores e podem vir associadas ou não à dor de cabeça (cefaleia). As dores cervicais podem ser causadas por muitas patologias específicas, como tumores, infecções, doenças inflamatórias ou reumatológicas, sequelas de traumas e até doenças congênitas. Porém, nenhuma causa orgânica específica pode ser encontrada na maioria dos casos, e os sintomas costumam ser muito inespecíficos. A dor cervical pode se originar de alterações degenerativas (envelhecimento) das estruturas da coluna cervical, como discos, facetas e ligamentos, assim como acontece na coluna lombar.

O paciente com dor cervical pode ter vários padrões de dor diferentes. A dor pode ser puramente na face posterior do pescoço, pode acometer algum dos lados dos músculos trapézio, supraespinhoso, romboide e escalenos.

Pode ainda acometer a face inferior da mandíbula, dentes e, como citado anteriormente, pode causar cefaleia (dor de cabeça).

Os pacientes com dor cervical em geral têm algum tipo de alteração na postura no trabalho ou em suas atividades diárias. Pacientes que trabalham com funções associadas a posturas fixas, como dentistas, cirurgiões e pessoas que ficam muitas horas trabalhando em computadores estão sujeitos a episódios frequentes de dor cervical. A chamada "text neck syndrome" tornou-se muito comum atualmente devido ao aumento do uso de dispositivos móveis como smartphones. Como na maior parte do tempo de uso desses dispositivos permanecemos com a cabeça em flexão importante, isso causa um estresse na região da coluna cervical e uma sobrecarga nos músculos que sustentam a cabeça, levando a dores musculares e processos inflamatórios.

A dor cervical pode estar associada a outros processos inflamatórios muito comuns, como tendinites e bursites, principalmente nos ombros. Pode também estar associada a processos inflamatórios da articulação temporomandibular ou alterações na arcada dentária.

Síndromes miofasciais (dores musculares) como a síndrome miofascial do músculo romboide, síndrome miofascial do elevador da escápula e síndrome miofascial dos rotadores curtos são muito comuns e constituem grande parte das causas de dores cervicais. É muito difícil diferenciar as dores musculares (síndromes miofasciais) das dores cervicais devido a alterações degenerativas propriamente ditas.

Outra causa comum da dor cervical crônica é a síndrome do chicote. Pacientes que foram submetidos a acidentes com algum tipo de movimento tipo chicote (aceleração e desaceleração) podem desenvolver dor crônica. O mecanismo deste tipo de dor é puramente especulativo, sendo que a formação de algum tipo de fibrose intramuscular pode estar associada.

A neuralgia Occipital é uma dor de cabeça de origem cervical associada à irritação de dois nervos chamados: nervo Occipital maior e nervo Occipital menor. Em geral, ela é do tipo pontada ou facada e se inicia na base da cabeça, irradiando até o fundo do olho. Existem várias causas para essa irritação nervosa. Uma das mais comuns é a contratura crônica da musculatura cervical alta (figura 5). Como os nervos occipitais atravessam essa musculatura, quando existe a contratura, o nervo pode ficar "pinçado" durante o trajeto no interior do músculo.

Apesar dos episódios de dor cervical se resolverem em até 10 dias, em até 10-35% dos casos a dor se torna crônica, afetando profundamente a qualidade de vida do paciente.

Afinal, quando consultar um médico para os casos de cervicalgia?

A maioria das dores cervicais melhora gradualmente dentro de algumas semanas com o tratamento conservador em casa, com medidas simples de autocuidado. Contate o seu médico se a sua dor nas costas:

• Persistir após algumas semanas;
  • For intensa e não melhorar com repouso;
  • Irradiar para um ou ambos os braços, especialmente se a dor se estender abaixo do cotovelo, associada à sensação de fraqueza, dormência ou formigamento em uma ou ambas as mãos;
  • For acompanhada por perda de peso inexplicável.

Em casos raros, a dor nas costas pode sinalizar um problema médico sério. Procure atendimento imediato para dor cervical se:

• Notar alterações intestinais ou na bexiga, como perda do controle da urina ou fezes;
  • Estiver com febre;
  • A dor iniciou após uma queda, golpe nas costas ou outro tipo de trauma.

Entendendo os tratamentos para Cervicalgia

A resposta ao tratamento varia de indivíduo a indivíduo. Para muitos, a dor persiste por alguns meses, mas a minoria tem dor persistente e intensa. Os analgésicos vendidos sem receita (analgésicos simples) e o uso de calor podem ser tudo o que você precisa. Descanso prolongado na cama não é recomendado. Continue suas rotinas de atividades tanto quanto você tolerar. Tente atividades leves, como caminhadas e atividades da vida diária. Pare a atividade que aumenta a dor, mas não evite a atividade por medo da dor. Se os tratamentos caseiros não funcionarem após algumas semanas, seu médico pode sugerir medicamentos mais fortes ou outras terapias.

Tratamento medicamentoso para a cervicalgia

Dependendo do tipo de dor na cervical que você tem, seu médico pode recomendar o seguinte:

Analgésicos simples como paracetamol, dipirona

Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais (AINHs), como ibuprofeno, naproxeno sódico, cetoprofeno, cetorolaco e outros, podem ajudar a aliviar a dor nas costas. Tome esses medicamentos apenas conforme indicado pelo seu médico. O uso excessivo pode causar efeitos colaterais graves.

Relaxantes musculares

Se a dor nas costas leve a moderada não melhorar com analgésicos simples, seu médico também poderá prescrever um relaxante muscular. Relaxantes musculares podem causar sonolência.

Analgésicos tópicos

Esses produtos fornecem substâncias para aliviar a dor através da pele por meio de cremes, pomadas ou adesivos.

Opioides

Os opioides, apesar de analgésicos potentes, são divididos em duas categorias. Opioides fracos são a codeína e o tramadol e os opioides fortes são a morfina, oxicodona, buprenorfina, metadona, entre outros.

Antidepressivos

Alguns tipos de antidepressivos – particularmente duloxetina (Cymbalta) e antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina – demonstraram aliviar a dor crônica nas costas, independentemente de seu efeito na depressão.

Anticonvulsivantes

Alguns anticonvulsivantes como a pregabalina e a gabapentina são usados com bons resultados no manejo das dores crônicas, principalmente quando um componente neurológico está envolvido.

Fisioterapia e RPG

Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios para aumentar sua flexibilidade, fortalecer os músculos da coluna cervical, assim como melhorar sua postura. A maioria dos exercícios envolve a musculatura cervical anterior profunda. O uso regular dessas técnicas pode ajudar a evitar que a dor retorne. Os fisioterapeutas também fornecerão educação sobre como modificar seus movimentos durante um episódio de dor nas costas para evitar sintomas de dor intensa enquanto continua ativo.

Procedimentos cirúrgicos e outros

Os procedimentos usados para tratar a dor na cervical podem incluir:

• Injeções de corticosteroides: Se outras medidas não aliviarem sua dor e se sua dor irradiar para os braços, seu médico pode injetar corticoide – um forte anti-inflamatório associado a um medicamento anestésico – no espaço ao redor dos nervos (espaço epidural). Uma injeção de corticoide ajuda a diminuir a inflamação ao redor das raízes nervosas, permitindo que a reabilitação seja feita de forma mais confortável para o paciente.
  • Neurotomia por radiofrequência: Neste procedimento, uma agulha fina é inserida através da pele para a ponta ficar próxima à área que está causando a dor. As ondas de rádio são passadas através da agulha até a sua ponta. Este estímulo causará um “desligamento” dos nervos, podendo ser temporário ou permanente, levando a melhora da dor.
  • Cirurgia: A cirurgia de coluna pode tratar tanto problemas relacionados à compressão dos nervos como hérnias de disco ou estreitamento do canal dos nervos, como problemas estruturais que levam a instabilidade do segmento com discopatias degenerativas rapidamente progressivas, escorregamento de vértebras ou deformidades dolorosas. (Todos os tópicos estão discutidos na sessão de tratamento deste site.)

Medicina alternativa para os casos de cervicalgia

Vários tratamentos alternativos podem aliviar os sintomas da dor cervical. Sempre discuta os benefícios e riscos com seu médico antes de iniciar uma nova terapia alternativa.

Quiropraxia

Um quiroprata realiza manobras de manipulação em sua coluna para aliviar sua dor. Muito importante: devem ser realizadas com cuidado. Manipulações intensas com movimentos bruscos e trações excessivas podem causar agravamento dos sintomas e até mesmo lesões mais graves. Sempre procure um profissional habilitado e orientação de seu médico.

Acupuntura

O acupunturista insere finas agulhas estéreis e descartáveis na pele em pontos específicos do corpo. Há uma quantidade razoável de evidências científicas que indicam que a acupuntura pode ser útil no tratamento da dor nas costas.

Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS)

Um dispositivo alimentado por bateria colocado na pele fornece impulsos elétricos para a área dolorida. Os estudos mostraram resultados mistos quanto à eficácia da TENS.

Massagem

Se a sua dor nas costas for causada por músculos tensos ou sobrecarregados, a massagem pode ajudar.

Ioga

Existem vários tipos de ioga, uma disciplina ampla que envolve a prática de posturas específicas, exercícios de respiração e técnicas de relaxamento. A ioga pode alongar e fortalecer os músculos e melhorar a postura, embora você precise adaptar algumas posturas se elas agravarem seus sintomas.