Estenose de Canal

Estenose de canal ou estenose espinhal?

Estenose do canal vertebral é o estreitamento ou redução de tamanho do canal vertebral. O canal vertebral é uma abertura localizada no interior das vértebras por onde passam as estruturas nervosas.

Na coluna cervical e torácica, o estreitamento do canal pode comprimir a medula levando a uma doença chamada mielopatia; já na coluna lombar, representada, o estreitamento do canal somente pode comprimir as raízes nervosas, pois na coluna lombar (abaixo de L2) não temos mais medula.

Essa redução de tamanho pode ser congênita, quando a pessoa já nasce assim, ou adquirida, devido ao envelhecimento das estruturas da coluna, sendo esta última mais comum.

Durante o envelhecimento, dois eventos podem diminuir a abertura do canal vertebral. O primeiro é o envelhecimento ou degeneração discal. Quando o disco envelhece, este frequentemente pode abaulá para dentro do canal vertebral, causando a diminuição de seu diâmetro. Com o passar dos anos, as articulações facetárias começam seu processo de degeneração. A degeneração dessas estruturas pode causar um aumento das mesmas (hipertrofia), o que também pode causar a diminuição do diâmetro do canal vertebral. Na maioria dos casos, esses dois fatores estão presentes e ainda estão associados ao aumento do chamado ligamento amarelo, que também pode colaborar para essa estenose.

Sintomas da estenose lombar

O principal sintoma associado à estenose de canal lombar é a dor nas pernas. A compressão do canal leva ao inchaço dos nervos e veias da região lombar, o que interfere com a condução dos impulsos nervosos, piorando quando a pessoa caminha, ou seja, quanto mais a pessoa caminha, pior será a dor nas pernas. Quando a doença está em estágios mais avançados, o simples fato de caminhar alguns passos torna-se muito difícil devido à dor e ao peso nas pernas. Esse conjunto de sintomas chama-se claudicação neurogênica. Em geral, os sintomas melhoram ao sentar-se e ao inclinar o tronco para frente, o que faz com que a pessoa comece a andar mais inclinada para frente. Sensações de formigamento e queimação também são comuns. A dor lombar em geral também está presente devido ao processo inflamatório local.

O principal diagnóstico diferencial é a insuficiência vascular. A insuficiência vascular é a diminuição da quantidade de sangue que chega nas pernas. Isso pode ser causado, por exemplo, por obstrução das artérias dos membros inferiores.

Sintomas da estenose cervical

No interior do canal vertebral cervical está presente a medula; logo, quando existe o estreitamento do mesmo, a medula será acometida. A compressão medular leva a alterações neurológicas importantes, como fraqueza das pernas e dos braços, além de alterações de coordenação motora. No início, o paciente pode sentir apenas algumas alterações sensitivas, como dormência das mãos ou dos pés, porém em geral, o quadro clínico evolui para dificuldade na realização de movimentos delicados, como, por exemplo, segurar objetos ou escrever.

Diagnóstico das condições

Para o diagnóstico, além da história e um bom exame físico, é necessário a realização de um exame de imagem, e, em geral, a ressonância magnética é o melhor exame. A ressonância consegue mostrar bem as alterações relacionadas ao estreitamento do canal vertebral, bem como as estruturas neurológicas. Caso não seja possível a realização da ressonância, pode ser solicitada uma mielo-tomografia.

* Diagnóstico diferencial: São outras doenças que podem causar sintomas semelhantes nos quais o médico deve pensar.

Como é o tratamento

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Em geral, o tratamento conservador é reservado para os casos mais leves ou iniciais, e o tratamento cirúrgico, para os casos mais avançados ou nos casos em que o tratamento conservador não surtiu efeito.

No início, a maioria dos pacientes pode ser tratada de forma segura e eficaz, modificando suas atividades cotidianas e utilizando alguma medicação para alívio da dor e diminuição da inflamação, além da realização de terapia física para alívio dos sintomas, fortalecimento muscular e reposicionamento da pelve.

Caso haja falha no tratamento conservador, infiltrações epidurais com uso de corticóide, naqueles pacientes sem contra-indicações, podem ajudar de forma substancial.

O tratamento cirúrgico é reservado para os casos mais avançados em que não há melhora dos sintomas com tratamento conservador ou nos casos em que já existem alterações neurológicas presentes. Nos casos de estenose cervical com compressão medular, o tratamento cirúrgico é sempre indicado.

A cirurgia consiste na descompressão dos nervos e na estabilização da coluna lombar, caso haja necessidade. A descompressão pode ser feita aberta, através de um tubo e uso do microscópio, ou realizada através da endoscopia de coluna. Em geral, é uma cirurgia simples, porém complicações como infecção pós-operatória, lesão do saco dural e fístula liquorica podem acontecer.