Entre os vários tipos de técnicas para o tratamento do paciente com hérnia de disco, a hidrodiscectomia é uma das mais elegantes. O tratamento percutâneo ou seja através de uma pequena incisão (0,5 cm) não é nenhuma novidade. Há mais de 10 anos que existem técnicas semelhantes. A discectomia percutânea automática foi criada em 1984 por Gary Onik na qual através de uma cânula de 2,5mm e um mecânismo de corte e sucção mecânico o autor conseguia extrair hérnias contidas (hérnias que ainda não extravasaram para dentro do canal). (figura 1) Esta técnica ainda é usada hoje por muitos cirurgiões com bons resultados.
Figura 1: Discectomia percutanea automatica no disco l4l5
A hidrodiscectomia ou discectomia com auxílio do spinejet é uma técnica percutânea na qual através de um pequeno orifício é possível a remoção da hérnia de disco contida. A hidrodiscetomia é realizada através de um aparelho que injeta e aspira água sob alta pressão. A cirurgia dura em torno de 10 minutos. A indicação são hernias de disco contidas, as quais levam a sintomas de dor em membros inferiores, que não melhoraram com o tratamento conservador. Durante a cirurgia o paciente fica acordado apenas com sedação leve. É realizado um bloqueio analgésico local para a colocação do aparelho e o paciente recebe alta no mesmo dia. (figura 2)
Figura 2: hidrodiscectomia
Como se trata de uma técnica nova não existem ainda estudos clínicos controlados randomizados porém é uma técnica aprovada pelo FDA americano e pela Anvisa para seu uso.